Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fibromialgia e Dor na articulação têmporo-mandibular (ATM)

A articulação têmporo-mandibular, responsável pelo movimento de fechar a boca, chamado de oclusão,é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Além do movimento do tipo dobradiça, existem também movimentos para frente, para trás e para os lados. O interior da articulação também contém um menisco, que permite um maior deslizamento e um movimento mais suave.
O envolvimento da ATM não é totalmente inesperado na fibromialgia (FM), pois esta articulação é envolta por um dos grupos musculares mais poderosos do corpo. A dor relacionada com a ATM é mais comumente causada pelo envolvimento dessa musculatura do que da articulação em si.
Quase um terço de pacientes com FM têm problemas de ATM e 20% dos pacientes com dores na ATM são portadores de fibromialgia. As dores na ATM também são mais prevalentes nas mulheres, entre 25 e 50 anos de idade.
As dores da ATM são sentidas na região da face, cabeça, pescoço e até ombros; outros sintomas incluem dolorimento na palpação da musculatura mastigatória, barulhos e travamento da articulação.
A dor é causada principalmente de contração muscular contínua, resultante muitas vezes do ranger dos dentes (bruxismo) ou do apertamento dos dentes (briquismo). Problemas de dentição, como dentes soltos podem colaborar com o aparecimento da dor.Esses fenômenos acontecem principalmente à noite, podem alterar a qualidade do sono e piorar os sintomas de fibromialgia.
O tratamento das disfunções de ATM geralmente inclui medidas como antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. O uso de “placas” – dispositivos intra-orais para serem usados a noite, habitualmente reduzem a dor. Obviamente a avaliação de um odontólogo é imprescindível desde o início do quadro. Procedimentos cirúrgicos hoje são exceção. Fisioterapia, re-educação postural e massagens também auxiliam de maneira importante no alívio dos sintomas.
Eduardo S. Paiva
Reumatologista
Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR, Curitiba

2 comentários:

  1. tenho fibromialgia. E constantemente sinto dores na mandibula,na face, pescoço e ombros. E nao sabia que poderia ser por causa da fibromialgia

    ResponderExcluir
  2. Amiga Izabel

    Quando sentir alguma dor, desconfie da Fibro, mas não deixe consultar um especialista para descartar outro problema de saúde que não a fibro. As vezes a fibro leva a culpa que não tem.
    Eu também sentia dores na ATM e procurei um buco para descartar alguma inflamação.
    Portanto... meu caso era da fibro mesmo

    Beijo
    Luisa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...