Fibromialgia.
FIBRO (tendões, ligamentos, partes moles) MI (músculo) ALGIA (dor)
Uma síndrome reumática, dolorosa, não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, cansaço e dor em pontos dolorosos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada ou tender-points).
A Fibromialgia não possui um método de diagnóstico direto, portanto há a necessidade de se diagnosticar tal síndrome por exclusão. Ou seja, o médico necessitará fazer vários exames de imagem e de laboratório para excluir a possibilidade dos sintomas serem provocados por outro acometimento e, caso o resultado for negativo para estes, o profissional tocará nos pontos pré-determinados para o diagnóstico de fibromialgia e constatará ser de fato a síndrome.
A Fibromialgia, de forma direta, não oferece risco de morte. Porém, de forma indireta, poderá trazer sérias consequencias ao portador. Como a maioria necessita da administração de medicamentos muito fortes para a dor por longos períodos (anos, décadas - tais como: antiinflamatórios, analgésicos e até morfina ou derivados (em casos mais graves) - o fibromiálgico poderá ficar vulnerável a ter outro problema de saúde. Caso o paciente com fibromialgia tiver, por exemplo: pneumonia, apendicite, infecção urinária, úlcera, etc., estes problemas podem ser percebidos quando já estiverem em estado avançado, pois a medicação tira as dores iniciais destes acometimentos da mesma forma que não permite que a febre se manifeste tão facilmente. Assim, o portador de fibromialgia deve estar muito atento para que não passe a correr riscos por causa da necessidade do uso das medicações para dor por tempo muito prolongado.
Tratamentos complementares e terapias alternativas devem ser utilizados com cuidado e sempre com orientação médica, para evitar agravar a doença.
Exercícios suaves, meditação e massagem são práticas de medicina complementar que, associadas ao tratamento médico, podem auxiliar a aliviar os sintomas de quem é afetado por esta síndrome. A Fisioterapia ameniza as dores, provoca relaxamento. Água morna tem efeito relaxante, usada na hidroterapia, como os demais recursos. Além disso, os alongamentos e massagens terapêuticas são usadas para "soltar" os pontos de tensão.
É fundamental que o profissional que orienta a prática conheça os sintomas específicos relacionados à doença e trabalhe orientado pelo médico de acordo com a situação específica de cada paciente. A acupuntura é outro dos métodos muito utilizados neste tipo de doentes, com resultados muito satisfatórios no alívios das dores causadas por esta síndrome.
Fontes de Pesquisa: Internet