Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

domingo, 31 de julho de 2011

Viver com uma doença que pode ser incapacitante não é nada fácil

Viver com uma doença que pode ser incapacitante não é nada fácil, no entanto existem pequenas coisas que pode tentar para tornar a sua vida melhor. Veja algumas dicas:

Encontre uma fonte de prazer em cada dia
Tente fazer pelo menos uma coisa, ao longo do dia, que seja agradável ou que lhe proporcione algum prazer. Se pensar bem, encontrará algo que PODE FAZER e do qual poderá retirar algum prazer. Mesmo que não sejam as coisas que antes fazia. Certamente haverá algo que pode fazer que lhe é agradável. Por exemplo, pode ver um bom filme, tomar um banho relaxante, ler um livro, ouvir música ou dedicar algum tempo ao seu hobby ou arte favoritos.
O pior que pode fazer é desistir de ter alguma fonte de prazer no seu dia a dia, por isso dedique um tempo para algo que realmente gosta!

Nunca deixe de interagir com outras pessoas
Muitas vezes, pode ser difícil manter-se em contato com outras pessoas, ou com os amigos. No entanto faça um esforço para continuar a interagir com outras pessoas. A dor e o cansaço podem levar ao isolamento. Não deixe que isto aconteça. Tente sensibilizar os seus amigos para este fato. Reajuste a sua vida para que possa ter algum tempo com outros. Juntar-se a um grupo de auto-ajuda pode também ser bastante benéfico neste sentido.

Alívio para a dor
Uma técnica que pode tentar utilizar para ajudar no alívio da dor, e que parece beneficiar muitas pessoas, é a utilização de uma fonte de calor diretamente no seu corpo, como bolsa de água quente, compressas quentes .
Outra técnica que pode ajudar no alívio das dores é tomar m banho quente e deixar o seu corpo relaxar.

Evitar Prisão de Ventre
Muitas pessoas com Fibromialgia têm problemas intestinais e um desses problemas é a prisão de ventre.
Conselhos para melhorar a prisão de ventre:
. Beba bastante água por dia, principalmente durante o dia. A noite reduza a ingestão de água para evitar ter de se levantar para urinar quando estiver dormindo.
. Aumente a fibra na sua dieta, tente comer alimentos ricos em fibra, prefira grãos integrais. Aumente o consumo de vegetais e frutas como a pêra, pêssego, figo e ameixa e também frutos secos.
. Coma cereais integrais e ricos em fibra pela manhã.

Estratégias para tentar reduzir o cansaço
Tente utilizar a sua energia da melhor forma possível para não desperdiçá-la!
Aqui estão algumas técnicas:

. Planeie e organize as suas tarefas para que possa utilizar o mínimo de energia possível. Procure descansar entre as tarefas ou compromissos.
. Estabeleça prioridades a sua importância, colocando as mais importantes em primeiro lugar. Deixe para outro dia o que não pode fazer hoje!
. Elimine todas as tarefas desnecessárias. Simplifique ao máximo.
. Delegue para pessoas algumas tarefas que elas podem realizar! Não se sinta culpada/o por não conseguir fazer TODAS as tarefas. Não vale a pena continuar a ter objetivos que não poderá alcançar sozinha/o. Se todos contribuírem, as coisas são mais fáceis.
. Organize tudo de forma que não perca tempo e energia. Assim poderá concentrar a sua energia no que realmente necessita, descartando o que não é essencial.
. Vá com calma! Espalhe as atividades a realizar durante o dia e a semana. Não faça tudo numa mesma hora ou não marque todas as atividades para o mesmo dia. Certifique-se de deixar tempo suficiente para descansar entre atividades.
. Faça do sono e do descanso uma prioridade. Tente relaxar à noite o máximo possível. Evite tudo o que esteja prejudicando o seu sono ou fazendo com que piore.

Fonte: The Fibromyalgia Help Book, Fransen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...

Postar um comentário