Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Termometria - Uma luz no fim do túnel para os FM...

ARTIGO PERÍCIA MÉDICA: AVALIAÇÃO DA DOR
Autores: Marcos Leal Brioschi, Francisco Silva, Daniel Colman, Eduardo Adratt e Cristiane Laibida
Ilustração: Beto Soares/Estúdio Boom
Termografia infravermelha auxilia na verificação de síndrome dolorosa

As Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, também denominados LER/DORT, abrangem diversas enfermidades, sendo mais conhecidas as tendinites, tenossinovites e epicondilites, que comprometem milhares de trabalhadores. Elas prejudicam o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional, com maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos, sendo as mulheres mais frequentemente acometidas. A abordagem preventiva é o meio ideal e deve incluir aspectos multifatoriais relacionados ao ambiente de trabalho, uma vez que estas afecções costumam estar associadas a riscos ergonômicos oriundos de movimentos repetitivos excessivos e posturas inadequadas.

Como são múltiplos os fatores envolvidos na etiologia das LER/DORT, existe um consenso de que uma avaliação biopsicossocial, a mais completa possível, é a forma mais adequada de tratar esta questão. No entanto, em certas ocasiões, mesmo com tratamento medicamentoso há situações de difícil julgamento quanto ao retorno ao trabalho, por uma queixa persistente de não melhora dos sintomas ou quando associados a outras comorbidades, como síndrome fibromiálgica. Esta avaliação é fundamental para a Previdência Social, pois auxilia na diferenciação entre fatores relacionados a ganhos secundários e à permanência da invalidez. O que torna imprescindível ao perito lançar mão de todos os recursos que os avanços médicos colocam a sua disposição. Partindo da necessidade de se estabelecer um diagnóstico diferencial entre LER/DORT, síndrome fibromiálgica e outras doenças reumatológicas, tem sido discutida a utilização de alguns parâmetros clínicos e exames complementares que concorrem para um diagnóstico mais preciso.

A termometria cutânea por termografia infravermelha é um método relativamente novo em perícia médica e tem contribuído na avaliação neuromusculoesquelética de pacientes com dores crônicas, auxiliando na identificação etiológica da dor, especialmente quando acometidos os tecidos moles.
Confira a bibliografia usada neste artigo:
PS: as marcações e sulinhados são de minha autoria (não constam do artigo original)
Nossas dores agora podem ser vistas... podemos comprovar que são reais....
Será que o INSS vai finalmente admitir??????
Até a próxima!!!

8 comentários:

  1. O grande problema está em se subestimar o diagnóstico. Sem diagnóstico claro da enfermidade não tem como reconhecer incapacidade e menos ainda nexo. A base está nas evidências objetivas específicas (exames laboratoriais e laudos de imagem p.ex.) que possam assessorar o perito ou juiz no esclarecimento e julgamento da questão que envolve o litígio. Mesmo que se venha recorrer da decisão, esta deve ser apoiada em informações objetivas. Contudo, exames negativos não excluem a existência de uma doença, podendo significar que ainda não é detectável por aqueles métodos ou esses não são adequados para o diagnóstico. A termografia é um exame muito sensível e sem contato que mostra alterações em todas as fases da doença, especialmente nas mais iniciais, quando ainda só há uma disfunção local com aumento da circulação sanguínea p.ex. No caso da fibromialgia, há um distúrbio hipotalâmico que modifica a resposta do sistema de termorregulação do corpo humano gerando um padrão típico no termograma. Clinicamente observa-se como é comum estes pacientes não suportarem ambientes frios e apresentarem extremidades mais frias.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dr. Brioschi

    Muitíssimo obrigada pelo seu comentário, que muito abrilhantou este post.
    Os esclarecimentos são tão necessários a nós portadores de FM.
    Volte sempre que puder... será uma enorme satisfação para mim e para os visitantes do blog.
    Att.,
    Luisa

    ResponderExcluir
  3. isso é igual a raio x só que colorido????

    ResponderExcluir
  4. Olá... anônimo

    É mais ou menos isso..
    Maiores informações procure na internet ou vá direto do faceboock e procure o Dr. Marcos Brioschi, para obter mais informações, ok??
    Abraço de algodão!!
    Luisa

    ResponderExcluir
  5. Olá. Eu tbm sou fibromialgica desde que conheço por "gente" um beijo de algodão e muita Força! porqueninguém nos entende. A ao sermos nós.

    ResponderExcluir
  6. O que adianta voce pagar seu inss e quando voce mais precisa dele o sistema não funciona??? Temos que nos sujeitar a passar nas pericias, onde medicos inesperientes que não tem nada a ver com que voce sente nos examinam e supõe que ainda podemos exercer nossa profissão mesmo que temos que nos acabar de tanto tomar remedios que nem o posto de saúde tem???Como eles acham que vamos pagar pelos remedios??? como vamos trabalhar se nosso corpo não responde mais, como antes???Enquanto isso as pessoas que tem acesso ao inss roubam tanto e nem se dão ao trabalho de disfarçar, é na cara dura e cara de pau roubam milhares de dinheiro e não existe justiça contra essas pessoas???As vezes sai mais barato para o inss fazer o caixão para enterrar suas vítimas do que ajuda-las a viver com dignidade, não é facil passar por pericia medica, se expor tanto e depois ser humilhado com a recusa de auxilio doença!!!!Não vale a pena contribuir para o inss!!!! estou indignada , não aceito mais isso, melhor morrer do que viver dependendo de algum auxilio do inss, será que peritos acham que nunca vão ficar doentes e precisar do auxilio que eles mesmos negaram???

    ResponderExcluir
  7. por favor
    onde acho o exame de termometria no rio de janeiro?
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Sou analice ta dificio viver com esta doenca ��

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...