Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Eu quero, eu posso! (é só fibromialgia)

Olá minhas queridas amigas de FM (e aos amigos também) e as que não são de FM mas que me acompanham...
Hoje não vou postar nenhuma descoberta, nenhuma novidade.
Vou postar sobre como estou driblando a FM e como estou conseguindo dominar "amiga inseparável" que me atormenta dia e noite.



Há quatro meses, quando não tive outra opção a não ser retornar ao meu trabalho, fiquei apavorada. Não sabia como meu corpo reagiria à nova rotina. Estava acostumada a ficar em casa e só saía para médicos e terapias.
Logo na primeira semana tive uma crise em pleno expediente. As dores vieram com força total e tive que tomar meu remedinho SOS para conseguir me mexer.
Na semana seguinte, não consegui controlar as dores e tive que ficar quatro dias sem ir trabalhar para me recuperar.
Na terceira semana, nova crise, em pleno expediente. E começou o desespero. Como fazer isso parar?? Eu preciso trabalhar.
Não posso me dar ao luxo de pedir demissão, porque ninguém vive de brisa não é?
Eu tenho um filho ainda estudando (fazendo faculdade, para meu orgulho) e eu  preciso do meu salário para manter a casa. Como sou sozinha, nós dois dependemos de mim para nosso sustento.
Além disso, tenho minha mãe com idade avançada e por conta de sérios danos na coluna está proibida pelos médicos de fazer qualquer esforço e de andar sozinha.
Isso significa que depende de mim para tudo, porque sou a que mora ao lado dela.
Então comecei a refletir... E muito.... Muito mesmo...
E encherguei que eu só declinei das minhas forças e da minha vontade de viver, justamente porque fui diagnosticada de fibromialgia.
Isso mesmo... EU DEIXEI A FIBROMIALGIA TOMAR CONTA DE MIM.
Resolvi então reverter o quadro.
Poxa, dor é dor... Dói mas não mata... Limita mas não deforma. Desanima e deprime justamente porque nos disseram que é “PARA SEMPRE – SEM CURA”
Ora bolas, ninguém gosta de saber que vai ter dor a vida toda... Sem chance de cura. E isso derruba a gente. Coloca a gente em uma posição de vítima da sorte.
Mas eu resolvi mudar tudo isso.
Imaginei se ao invés de FM, fosse um câncer. Eu lutaria pela vida, lógico!!!
Imaginei se ao invés da FM, eu tivesse ficado paralítica, eu me apegaria a todas as possibilidades de locomoção, seria cadeirante!!!
Imaginei se ao invés da FM, eu tivesse ficado totalmente inerte em uma cama, dependendo de todos para tudo, aí o que eu faria?? Talvez pedisse a Deus para me levar porque, sinceramente, isso não é vida!!
E dei graças a Deus, porque eu tenho apenas FM.
Isso mesmo. Eu agradeci minha saúde física. Agradeci minhas pernas e meus braços, agradeci porque acordo todo dia e mesmo com dor, posso me levantar.
Dor?? Sim tenho... Muitas dores, o corpo todo dói. Dia e noite.
Mas eu resolvi não dar muita atenção às dores.  Elas não vão me impedir de viver não.
Acho que nem me lembro mais como era antes de sentir dor. Não me lembro o que é não sentir dor. Mas me lembro muito bem de quem eu era.
Eu era uma pessoa feliz. De bem com a vida. Gostava de sorrir e de fazer bagunça feito criança. Brincava com todos. Era o ombro amigo dos que precisavam.
E o que aconteceu comigo? EU ME DEIXEI MORRER!!!!
Por causa de um diagnóstico, eu me matei. Matei aquela pessoa alegre que existia e tranquei meu corpo dentro de casa.
Me transformei em uma pessoa amarga, deprimida, sem ilusões e passei a pensar só em dor, em doença, em fracasso, em uma chata de galocha.
E foi essa pessoa que teve que voltar a trabalhar. De mau humor, rancorosa, me sentindo a última das pessoas.
Mas esse retorno ao trabalho me trouxe à vida novamente.
Eu descobri que posso conviver com a dor. Aumentei a dosagem dos remédios para a dor, mas por outro lado, parei de tomar remédio para a depressão.
Eu estou recuperando minha auto-estima.
Estou me sentindo viva. Estou vendo gente. Falando com gente. Interagindo.
E isso está me fazendo um bem enorme para a alma.
Aquela pessoa que eu matei, está ressuscitando. Estou sentindo que estou voltando.
E cada dia acontece uma coisinha pra me mostrar isso.
Semana passada, tive que ajudar um rapaz na rua. Um desconhecido.  Haviam  muitas pessoas ao redor dele, mas ele estendeu a mão para mim. Pediu minha ajuda. Ele estava passando mal e quase desmaiou ali, na minha frente.
A primeira coisa que pensei foi: Não posso ajudar, tenho FM. Mas depois me dei conta que se a gente pensar na dor dos outros e focar menos na nossa, tudo fica tão mais fácil.
Não me lembro de ter sentido dor naquele instante. Foquei no rapaz ali, pálido, desfalecendo e esticando a mão pra mim... Justo pra mim... Esqueci tudo e fui socorrer.
Olha, isso me fez um bem enorme. Ele nem sabe o quanto foi ele quem me ajudou.
Ele me agradeceu timidamente, mas sou eu quem tem muito que agradecer. Eu consegui. Fui capaz de estender minha mão. Fui capaz de esquecer de mim e pensar que existem pessoas que precisam de mim.
No meu trabalho também. Não sou insubstituível, se eu sair, em seguida contratarão alguém pro meu lugar. Mas enquanto eu estiver ali, serei útil, formarei parte de uma equipe. Serei alguém produtivo.
E minha conclusão foi esta: A FM é real, ela dói demais da conta, mas a gente precisa encontrar uma maneira de driblar ela. A gente precisa focar em outras coisas.
A gente precisa encontrar um ponto de equilíbrio para deixar de ser uma pessoa melancólica e triste para ser uma pessoa de bem com a vida apesar das dores.
Eu continuo sentindo dores. Levantar da cama as vezes me desanima, mas logo eu penso que eu preciso fazer isso para viver bem.
De noite, o cansaço é incontrolável e eu me deito e durmo sem remédio pra dormir, porque passei o dia inteiro me movimentando.
Tem dias que o astral baixa, mas eu procuro pensar em coisas positivas. Procuro pensar em como é bom sorrir, viver, dançar, e principalmente voltar a ser FELIZ !!! 

Espero que cada uma de vocês consiga encontrar seu ponto de equilíbrio.
E que mesmo apesar das dores, consigam driblar essa coisinha chamada FM.
Nossa força não está nos músculos, está no cérebro.
Cheguei a conclusão que basta querer. Seu eu quero eu posso.
EU QUERO SUPLANTAR MINHAS DORES, PORQUE EU QUERO VOLTAR A SER EU!!!!!
Então eu POSSO!!!

Beijos !!

15 comentários:

  1. parabéns querida luiz=sa amei o seu depoimento. com esta força e determinação vç vai longue que Deus ti de cada vez mais força para vç vencer os obstaculos



    um abraço eliete

    ResponderExcluir
  2. oi tudo bem? eu concordo com o que diz, mas depende de pessoa para pessoa, eu luto muito, e mesmo cheia de dores eu não paro ,mas quando a crise bem com a fadiga,que eu nem se quer posso com o meu porprio corpo, ai é dificil vence-la. beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Lu, tenho te acompanhado através do blog e esse post foi o mais positivo de todos que li. Eu também tive o prazer de conhecer a Luisa alegre e determinada. É essa Luisa que vi quando li esse post. A gente sabe o quanto é difícil ter esse entendimento e buscar essa superação, mas eu sei que você pode, ainda mais agora que você quer. Esse seu amigo da serra continua aqui do alto te querendo muito bem. Um beijo, Moacir.

    ResponderExcluir
  4. Querida Eliete

    A gente ve na TV tantos exemplos de superação. Pessoas que conseguem ir além dos limites... e por que nós não podemos não é??? Fácil não é, mas é possível.
    Um beijo grande
    Luisa

    ResponderExcluir
  5. Querida Deolinda

    Não é nada fácil não... dor e fadiga juntas. Mas a gente consegue.... Quando está muito difícil eu paro mesmo... largo tudo e penso em mim, mas sem desanimar.
    Cada dia é um dia e o que eu quis dizer é que a gente não pode desanimar.
    E o pensar positivo ajuda muito nosso quadro álgico.
    O que a gente não pode é se entregar sem lutar. Depende só de nós mesmas...
    É uma luta solitária porque somente cada uma de nós sabe o que sente. E ninguém pode ajudar.
    Nos resta não o conformismo, mas sim a confiança na nossa força interior.
    Sei que há dias em que queremos nem levantar da cama, mas precisamos... muito... por nós mesmas.
    Somos guerreiras...temos fibra... somos fortes.
    A dor não pode nos dirar a dignidade de tentar viver da melhor maneira possível.
    Força amiga... não desanima....
    Beijos
    Luisa

    ResponderExcluir
  6. Oi Moacir

    Obrigada por acompanhar meu blog...
    Obrigada pelo carinho e pela força.
    Sei que posso contar com, um amigo na serra.
    Beijos
    Luisa

    ResponderExcluir
  7. Luiza Querida, estou extremamente feliz com a sua luta contra as dores, pois sei como é difícil... precisa ser uma leoa, com certeza. Sabes, ainda nem consegui escrever e contar a minha luta de um ano atrás em Águas de Lindóia, pois foi assim uma guerra com dores e inúmeros sintomas, uffa... mas valeu a pena, com certeza. Sabe, hoje, depois de muitas recaídas, consegui ir até minha calçada com meus bichinhos, varri as folhas, conversei com vizinhos, conheci pessoas novas, num espaço de tempo menor que uma hora, mas foi confortante por demais da conta. Não ganhei a guerra, mas acho que já venci inúmeras batalhas, recebi Graças de Deus, e... mesmo assim, não podemos desanimar e lutar com muita Força na Peruca, com certeza.
    Estou orgulhosa de ter voce como minha amiga, e tenha certeza que suas palavras me emocionaram e estão dentro de meu coração, como um medicamento maravilhoso para me dar mais garra, te amo linda, continue perseverando e não desanimes jamais, bjos no seu coração e um abraço energético, te amo

    ResponderExcluir
  8. Oiii Cris

    Prazer revê-la....
    Obrigada pela visita.
    Adorei também saber dos seus avanços na luta contra essa FM que tanto quer nos derrubar.
    Não importa se caminhou somente alguns minutos, pois isso é uma vitória na sua luta.
    Conversar com gente, ver gente, interagir é fundamental para nos sentirmos vivas.
    É bom rir de alguma piada, de alguma idiotice dita por alguém... rir..rir..rir... esse é o melhor remédio.
    São exemplos como o seu que ajudará a muitas amigas a não desanimar.
    Isso mesmo, vamos colocar força na peruca e gritar bem alto "Xô Fibromialgia"...
    Também tenho muito orgulho de você!!!
    E também te amo muito , amiga Cris....
    E quanto ao abraço energético...menos...menos... só abracinhos de algodão, viu??? (dói menos...rsrs)
    Beijocas mil
    Luisa

    ResponderExcluir
  9. Luiza! Encontrei teu blog por acaso,e sinceramente já estou te achando uma pessoa especialmente fantástica. Dar a volta por cima é sinal de que você é forte o suficiente para mandar as dores pro inferno e seguir em frente. É isso mesmo amiga.Graças a Deus não estou doente,mas quando estou triste ou depre,levanto a cabeça,penso que tem gente que sofre realmente,e vamos bola pra frente. Um Beijo querida guerreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marley

      Obrigada pela visita... e graças a Deus vc não tem FM...
      Obrigada pelo comentário... volte sempre que quiser...
      Tod@s nós portador@es de FM somos guerreir@s...
      Beijo pra você e abracinho de algodão!!
      Luisa

      Excluir
  10. oi luiza encontrei seu blog por acaso.tenho fibro estou confinada a cama dependo de ajuda quase sempre tenho tido muitas internaçoes por conta da dor insuportavel e da crise no pico! SEi que a cadeira de rodas não está muito longe de mim pois pra fazer compras preciso da do mercado um simples passeio no shoping....ou eu fico o tempo todo sentada ou uso a do shoping aí sim me sinto feliz porque posso fazer o passeio completo.sou muito feliz mesmo na cama a considero como uma segunda sala da minha casa recebo as amigas rimos brincamos e quando enterno ai ninguem merece penso que é so por uns dias que é pro meu bem aí recomeço td de novo Tem sido assim a quase dois anos minha preocupação é gostaria de ter a minha propria cadeira.... mas nem td é perfeito um sorriso bem alegre e beijos sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina

      Obrigada pelo sua linda postagem. Com toda certeza vai ajudar muitas outras amigas de Fm a encarar a doença de maneira mais suave.
      É isso mesmo. Temos que tirar forças Deus sabe de onde para levar a vida do jeito que der.
      Que bom que apesar de tudo você sorri e brinca.
      Parabéns você é uma guerreira.
      Quanto à sua cadeira, já tentou conseguir uma doação através da internet? Quem sabe no facebook alguém não consegue te ajudar?
      Beijos
      Luisa

      Excluir
  11. tenho fm a 2anos e meio no começo foi horrivel,mas tenho um filho que depende de mim fui a luta.tenho um deus que cura,como provar uma dor que ninguem ve e dificil mas consiguie orando min medicando e tendo muita fe em deus ele e o unico que pode nos cura vivo uma vida normal.so nao posso trabalha.mas trabalho para deus que e bem melhor..min amo muito.deus ama vc tenha fe.....
    conte comigo senpre!!!!! que deus fique com voces amem.

    ResponderExcluir
  12. QUERIDA Vc já tentou contato com o Instituto Lemeterapia? Procure , quem sabe vai gostar. Paz e Luz para vc1

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...