Cientistas do Grupo de Pesquisas sobre o envelhecimento e incapacidade da Universidade de Girona (UdG) na Espanha, identificaram dois tipos de fibromialgia em função dos sintomas de depressão e ansiedade.
Segundo um comunicado, os pesquisadores propõem personalizar e aperfeiçoar os tratamentos farmacológicos e psicológicos disponíveis para abordar esta doença em função de cada perfil.
A pesquisa, publicada na revista 'Actas de Psiquiatría', consiste em um amplo projeto de investigação, avaliação e diagnóstico da fibromialgia e está realizada conjuntamente com a Unidade de Investigação do Instituto de Assistência Sanitária.
A fibromialgia é uma doença que afeta a umas 700.000 pessoas na Espanha, e da que se desconhecem as causas que a provocam, apesar de que suas características estão muito bem definidas, já que produz uma dor crônica de ossos e articulações e que habitualmente pode ocasionar fatiga intensa, alterações do sono e inflamação das mãos.
De fato, o complexo perfil clínico dos pacientes com fibromialgia, indica que este transtorno é heterogêneo, diante do que os cientistas da UdG identificaram dois perfis de pacientes em função de diferentes indicadores de fatiga, ansiedade, dor e sintomatologia depressiva.
Fonte: Europapress.es (Barcelona, 7 dezembro 2011)
ola como tem passado? ainda bem que descobri seu blog, para me ajudar a compreender a minha doença que tanto sofrimento me trás. beijinho e fique bem
ResponderExcluirSemana da menstruação... a pior de todas...
ResponderExcluirLevantei da cama agora e decidi entrar na internet. E me lembrei de como eu costumava fazer as coisas antes da FM. Eu cantava o dia todo, ouvia música o dia todo, dançava enquanto arrumava a casa, tentava aprender umas musiquinhas no violão. Ficava pouco em casa. Aprendia de tudo um pouco.
Agora levantar é difícil. Minha garganta dói, já não sinto vontade de cantar. Meu corpo todo pesa, e há dias em que pentear o cabelo exige esforço. Quase larguei a faculdade. Como os outros podem entender isso?
Mas quem está por aqui, quem passa o mesmo que eu entende. Eu ainda sorrio... meu marido bobo me faz sorrir muitas vezes. Trato bem as pessoas. Mas há dias que dá vontade apenas de jogar tudo pro alto e não sair da cama. Hoje é um dia desses. Meus dedos doem, meu corpo pesa, estou com cólica. Mas eu não posso permitir que a FM acabe com minha vida assim... me arriscarei a fazer algumas coisas...
bjs... desculpe o desabafo...
Olá Deolinda
ResponderExcluirFico feliz que goste do blog e que principalmente ele esteja te ajudando.
Fique a vontade para comentar, sugerir, reclamar, desabafar...
Sempre digo a todas: O blog é nosso!!!
Beijos
Luisa
Oi Prisca
ResponderExcluirQue isso menina... nada que se desculpar...
O blog é pra isso mesmo...
Pra colocar pra fora o que nos atormenta por dentro.
Aqui falamos, dividimos e nos compreendemos.
Damos força umas para as outras.
E esse apoio é fundamental...
Aguarde meu próximo post.
Vou falar como estou dando a volta por cima.
Beijos
Luisa
ola vim deixar beijinhop e bom fim de semana, fique bem.
ResponderExcluirOlá Luisa!! Vou contar rapidamente meu encontro com a FM, kkkkkk Desde 2003 convivo com dores que supostamente seriam de uma vértebra desidratada que tenho na coluna lombar, porém, já me deram todo tipo de medicamento e nadaaaaa, kkkkkkk E a dor foi aumentando, até que em uma nova consulta com um novo médico escutei a bomba: minha querida vc vai tomar Lyrica, voltar pra sua hidroterapia e aprender a conviver com a Fibromialgia. Nem te conto que chorei por dois dias seguidos me achando a ultima das mortais!!! Quando foi isso??? Nesta semana que se passou..... aí quando resolvi pesquisar sobre a tal fibro, encontrei seu blog, me animei e cá estou!!! Confesso que mais animadinha. Aos poucos vou me soltando e contando minhas peripécias pra ti. Sou de Santos, tenho 46 anos, casada e sem filhos. Beijão no seu coração
ResponderExcluirNereide
Olá amiga Nereide
ResponderExcluirObrigada pela visita e que bom o blog está te ajudando.
A idéia inicial do blog fui justamente ajudar a pessoas que como eu sofrem de FM a tentar viver melhor com ela.
Imagino como não deve estar sua cabeça mesmo ao descobrir tão recentemente sobre a FM em sua vida.
TE adianto que é uma nova vida. E nós portadoras de FM descobrimos que somos guerreira somos de fibra, porque temos Fibro... (é só uma alusão, porque tem que ter fibra mesmo para suportar as dores).
É um longo caminho... mas vc poderá ler tudo aqui, ver as postagens de outras pessoas...
Tem grupos no Facebook também... nós temos que nos apoiar porque essa tal FIBROMIALGIA é barra pesadíssima, mas no fim, quando a gente se acostuma a ela, a gente encontra maneiras de superar e viver....
Hidroterapia é excelente.. eu faço 2X por semana. Relaxa bastante...
Então é isso, amiga... volte sempre... e fique a vontade para contar, sugerir, sorrir e até chorar se quiser. Eu sempre digo, este blog não é meu, é de todas nós... nosso cantinho!!!
Beijos em seu coração e abracinhos de algodão...
Luisa