Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fibromialgia: Estigma social e profissional



O estigma social e profissional  da fibromialgia

A Organização Mundial da Saúde descreve a Fibromialgia como uma doença reumática crônica que se caracteriza por causar dor forte em uma ou várias zonas do corpo, como pescoço, ombros, coluna vertebral, braços, quadris, joelhos e tornozelos; também ocasiona cansaço extremo, a tal ponto que a pessoa  afetada não tolera sequer realizar esforços mínimos.
A fibromialgia afeta cerca de 2 a 3% da população geral, ainda que com maior incidência no sexo feminino. Pode iniciar em qualquer idade, mas é mais predominante em idades entre os 30 e 50 anos.
A fibromialgia tende a produzir confusão, já que quase todos seus sintomas são comuns a outras doenças. Não é uma doença inflamatória nem degenerativa, entretanto, impede ter uma qualidade de vida adequada e também costuma estar associada com outros transtornos como astenia crônica, depressão, enxaqueca crônica, síndrome do intestino irritável, etc., que completam o quadro de sintomas, piorando ainda mais a qualidade de vida do paciente.
Devido ao fato de não ser doença palpável, com uma lesão claramente definida ou visível, de nenhum músculo ficar atrofiado, nem desencadear uma paralisia, costuma-se pensar que a fibromialgia não é grave porque não é degenerativa e nem provoca morte. Entretanto, as pessoas com uma fibromialgia severa, têm uma limitação  de movimento muito grande e bem pouca atividade, o que as impede de funcionar como uma pessoa normal.
Todas estas primícias tendem a projetar a idéia de que não é algo realmente sério ou com um prognóstico nefasto. Então existe quem pense que os fibromiálgicos não devem queixar-se  tanto, porque o que têm não é tão grave, segundo eles.
As pessoas sadias ou aquelas com doenças catastróficas (COMO Lupus, esclerose múltipla, lesões na coluna, etc.), inclusive, muitos membros da comunidade médica, tendem a pensar que os que padecemos de fibromialgia não têm direito a sentir-se tão mal como  expressam. E isso é absolutamente absurdo!
Assim como existem muitas pessoas com fibromialgia que respondem bem à medicação ou têm uma fibromialgia de leve a moderada, seguem sendo pessoas funcionais, tanto profissionalmente como socialmente, também existem muitas outras pessoas que têm problemas com os medicamentos, seja porque não funcionam para elas ou porque desenvolveram intolerância; e se a fibromialgia que essas pessoas têm é de moderada a severa, eventualmente podem deixar de funcionar apropriadamente a nível profissional e social, porque os sintomas físicos tornam-se insuportáveis e os sintomas cognitivos entorpecem a função laboral. Tudo isso trás consigo dias de ausência ao trabalho e faz com que os pacientes tornem-se alvos de duras críticas uma vez que a incompreensão é generalizada quando os chefes e colaboradores não entendem a doença e não podem percebê-la como algo tangível.
                No aspecto social, perdem-se amizades porque não entendem as limitações que temos e porque os próprios fibromiálgicos, muitas vezes,  tornam-se ostras e isolam-se porque só desejam estar tranqüilos e relaxados; e ao estar em reuniões com outras pessoas cabe cumprir com certas etiquetas sociais que demandam certo grau de atividade que possa resultar incomoda e drenam a pouca energia que têm. No fundo, a fibromialgia serve como um filtro para saber quem são os verdadeiros amigos, os que compreendem, apóiam e ficam ao seu lado não importa o que estejam sentindo, e com sorte, até te permitem as queixas.
                A dor e o mal estar que cada pessoa sente é único e para cada qual seu próprio mal estar é o mais importante; e a intensidade com que se experimenta só pode ser expressa por quem o sofre, mas, contudo, lamentavelmente não pode ser demonstrada. As pessoas costumam ter conhecimentos sobre outras doenças graves mais ou menos conhecidas e pelo menos entendem seu alcance, mas, não compreendem o que é a fibromialgia nem porque afeta tanto a quem a padece.
                Então os portadores de Fibromialgia têm que lidar com o estigma do desconhecimento e a desinformação a respeito, em que participam tantas pessoas comuns, como tristemente profissionais da saúde.
                Muitos desses profissionais proporcionam pouca ajuda aos pacientes e ao invés de dar apoio e orientação sobre a doença, fazem com que os pacientes sintam-se piores ao tratá-los como exagerado ou inclusive algumas vezes como hipocondríaco.
                Conclusão: Independente de tudo o que demanda a fibromialgia a nível físico e cognitivo, os doentes também devem ter força para fazer frente aos inconvenientes que ocasionam as pessoas que formam parte de seu convívio.
                Os que sofrem de Fibromialgia, são realmente muito fortes e têm muita resistência, contam com uma enorme fonte de ilimitados recursos para sair adiante e com o tempo, adquirem a destreza necessária para ter empatia com as outras pessoas que também sofrem.
                Assim que só resta entender o padecimento, buscar os meios para combatê-lo , ignorar a quem não proporciona nada de positivo e ter a plena segurança de que devem desfrutar da suas valiosas vidas da melhor maneira possível.

Fonte de Pesquisa: Internet

7 comentários:

  1. FORÇA LU! DEUS É CONTIGO E EU TB! TE AMO AMIGA! BEIJOKAS...
    DANIELE QUINTINO

    ResponderExcluir
  2. AMIGA DE FIBRA........UM FELIZ ANO NOVO....QUE AS DORES SE AMENIZEM E QUE A FÉ AUMENTE!

    ResponderExcluir
  3. AMIGA DE FIBRA........UM FELIZ ANO NOVO....QUE AS DORES SE AMENIZEM E QUE A FÉ AUMENTE!

    ResponderExcluir
  4. Muito profundo...
    É assim mesmo que se sente um fibromialgico,mas como vc mesma disse são guerreiros,e juntos estão na luta e no aguardo de novos medicamentos e medicos preparados pra lidar com esse tipo de doenca...
    Vamos la...FELIZ 2012 e aguardando a cura...sempre...bjs
    Norma

    ResponderExcluir
  5. Olha só hoje foi um dia tranquilo.....pouca dor... viu hoje é dia de festejar....vale a pena viver...bjs a todos...

    ResponderExcluir
  6. Amiga Lili

    Feliz Ano Novo (com 15 dias de atraso..rsrsrs)
    A semana passada foi barra para mim... Muitas dores, mas insisti... fui trabalhar... e azar pra dor..eu posso mais que ela... ela dobra meus joelhos mas não me derruba porque minha força bem do alto...
    E se Papai do Céu permitiu essa dor em minha vida é porque é Ele quem está me sustentando....
    Amém !!!
    Beijos amiga....
    Luisa

    ResponderExcluir
  7. Amiga Norma

    Obrigada pela visita e postagem...
    Volte sempre...
    A união faz a força....
    Somos guerreiras ...somos fortes... temos fibra!!!
    Beijos
    Luisa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...