Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Não se compare a ninguém...

Comparar-se com outras pessoas que tem a mesma doença pode repercutir  na saúde de um  paciente, piorando ou melhorando sua situação física e mental em função de cada caso, segundo um estudo, que revisou pesquisas nesse campo, e que foram  recolhidas no Health Psychology Review.
Este fenômeno  é muito freqüente.
“Quando estamos inseguros, podemos reduzir nossos medos vendo como estão os outros”, assegura Josh Smyth, professor de Medicina na Universidade de Penn State (USA). Em geral, assinala, as pessoas que padecem de dores crônicas são especialmente mais propensas a se comparar com outras que padecem da mesma doença.

Sentimentos positivos

Na revisão dos estudos realizados em  torno a esta questão, os pesquisadores  da Universidade Syracuse y da de  Iowa, ambas nos Estados Unidos, observaram  que as pessoas que se comparavam com  outras que estavam pior que elas, se animavam mais que os que se fixavam nos que se encontravam melhor. Desta maneira, estes tipos de comparações costumam associar com sentimentos positivos, como o alivio e o conforto. Não obstante, existem estudos que diferem destes resultados, posto que revelam que as pessoas que se comparam com seus superiores podem experimentar depois de certo otimismo que as anima a superar-se. «Alguém que faz algo melhor que você, pode ser uma fonte de inspiração ou de depressão. Alguém que está fazendo  mal alguma coisa, pode te dar um pouco de alívio ou te fazer pensar que sua situação vai piorar no futuro», afirmou Danielle Arigo, de da Universidade Syracuse.

Fonte: ABC Salud  (Madrid 10/2/12)

(tradução libre by Luisa)

9 comentários:

  1. olá luisa tudo bem obrigasa pela informação
    que Deus ti abençoe grandemente pois vç e um projeto de Deus que veio ao mundo para da certo e por isso que vç e uma grande vencedoura
    beijos eliete

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Lu, como tens passado? Estamos aqui de novo prá ler as novidades e também para te dizer que continuo aqui na serra te acompanhando e me colocando do teu lado prá ser útil de alguma forma, é só você chamar.
    Beijão do amigo da serra,
    Moacir.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, estou de volta, beijinhos, saudades, Dani

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Amiga Deolinda,

      Você sempre tão gentil. Beijo para você também!
      Luisa

      Excluir
  5. Oi Luisa!!!
    Que remédios você usa para a sua fibromialgia!?! E que tipo de médico que recomenda?!Eu tomo Cymbalta mas estou meio desacreditada nesse remédio, aliás nesses remédios e nesses médicos.

    Bom, estou no dilema do voltar no médico de novo, falar que não está tudo bem, ele falar para eu continuar com meu remédio e mais algum remédio e voltar em dois meses para ver se adiantou. Fico tão irritada pela situação de que dois meses depois eu volto, na mesma, sem melhora, e o médico continua sem saber o que fazer….será que vale a pena voltar toda vez e sempre ouvir as mesmas coisas? Será que vale a pena mesmo tomar esses remédios?!?

    Abraços

    Regina

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Regina

    Compreendo perfeitamente seu dilema. Passei por isso também e a cada crise tudo volta ao ponto de partida e temos que recomeçar.
    Lamentavelmente nós temos que ser um pouco de cobaias
    no que se refere aos remédios e testar todos e um conjunto deles até acertar aquela rotina de medicação que nos tira das crises e melhora nossa qualidade de vida.
    Eu tomo Lyrica, Donaren, Novalgina 1G, Musculare, Tramadol (para dias de crise) e Deocil SOS.
    Mas até chegar a essa medicação a que me adaptei, experimentei um monte de outros...
    Tem gente que não se dá com Lyrica. Para mim, foi o único que resolveu.
    Por isso, não desista, experimente o que o seu médico sugerir até chegar a um que seu organismo se adapte e se acostume.
    O que não podemos de jeito nenhum e desanimar. Senão vem a depressão e a coisa piora...
    Não sei qual médico te acompanha, mas eu faço tratamento multidisciplinar com vários especialistas: Neuro, Reumatologista, Clinico da Dor, Fisioterapia, Psicologia e Psiquiatra.
    Temos que fazer assim, não tem outro jeito.
    Mas o especialista que é o mais indicado para a Fibromialgia é o reumatologista.
    Eu demorei 2 e meio anos para controlar a minha fibromialgia e hoje, entre e uma crise e outra, estou conseguindo ter um pouco de qualidade de vida.
    Quando vem a crise, eu simplesmente paro tudo e me dedico a fazer tudo para que a crise não demore muito a ir embora.
    É isso amiga... muita força e ânimo. Um dia os cientistas descobrem alguma coisa pra nossa cura.
    Beijos em seu coração
    Luisa

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...