Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

domingo, 9 de outubro de 2011

Mi querido Ser (texto de Paola Noemi Pagani) - Meu Querido Ser

                             Mi querido Ser!!
Te escribo esta carta para contarte que no me siento muy bien, tengo muchos dolores en todo el cuerpo y siempre me siento agotada, estoy siempre nerviosa, y eso consume mi vitalidad, y acaba con mis fuerzas.Tengo problemas para controlar mis reacciones, pues se agota mi serenidad, pierdo la calma. Tengo ataques de panicos, y crisis de llanto.
Siento que pierdo la fuerza en mi manos y brazos, se me caen lo objetos, no logro tener establidad , me cuesta subir o bajar las escaleras....tropiezo, me caigo, me lesiono...Me falla la vos, mi memoria de desvanece, me duele la espalda, las cervicales, lumbago, tendones, ligamentos, la piel.... tengo sensacion de quemazon, pinchazos.. todo duele, todo quema, todo tira...Mi cabeza estalla, me duele la siens, la frente..Nunca logro una posicion por mas de 10 minutos, no concilio mi sueño, me despierto a menudo, y por la mañana estoy peor que el dia anterior...
tengo sensacion de mucho calor en verano y mucho frio en invierno, mas de lo habitual..
mi estado de animo tiene variaciones y no logro dominarlo.. porque permanecen en mi estos sintomas??.porque no se van...??? me consume mi energias y fuerzas...
es una enfermedad?? es invisible!! nadie la ve, nadie la siente, nadie la toca.. solo tu y yo mi querido SER..
... ayudame a sacarla, ya no la soporto, no soporto ver mis hijos derramar lagrimas por mi dolor, no soporto no saber explicarles el porque de mi estado.. ni tampoco nadie sabe decirmelo.. me creen loka, no me comprenden, no lo uso para sentirme victima.. no soporto verme inutil!!... no me escondo...
No me abandones mi querido SER, no me prives de energias, y fuerzas... te necesito.... no me aisles del mundo, no me quites las ganas de vivir!!
Sabes que en lo mas profundo de mi estas tu, no fui yo... ella aparecio, tu la dejaste entrar!! no me preguntaste, no me diste opcion.... pero solo te pido.. no me dejes mi querido ser!!Soy yo.. el cuerpo que te DIOS te dio!!!!
mi querido SER... TU y YO..
Paola Noemi Pagani
                               TRADUÇÃO:
Meu Querido Ser            
Te escrevo esta carta para te contar que não me sinto muito bem, tenho  muitas dores no corpo todo e me sinto esgotada, estou sempre nervosa, e isso consome minha vitalidade, e acaba com  minhas forças.Tenho problemas para controlar minhas reações, pois se esgota minha serenidade, perco a calma. Tenho ataques de pânicos, e crises de choro. Sinto que perco a força em minhas mãos e braços, os objetos caem, não consigo ter estabilidade, custo subir ou descer as escadas... Tropeço, caio, me lesiono... Minha voz falha, minha memória se desvanece, me doem as costas, a cervical, a região lombar, tendões, ligamentos, a pele... Tenho a sensação de queimação, fisgadas… tudo dói, tudo queima, tudo vai... Minha cabeça explode, doem as têmporas, a testa..Nunca consigo ficar em uma mesma posição por mais de 10 minutos, não concilio meu sono, acordo com freqüência, e pela manhã estou pior que o dia anterior...
Tenho a sensação de muito calor no verão e muito frio no inverno, mais do que o habitual..
Meu estado de ânimo tem variações e não consigo dominá-lo... Por que permanecem em mim esses sintomas??? Por que não se vão...??? Consomem minhas energias e forças...
É uma doença?? É invisível!! Ninguém a vê, ninguém a sente, ninguém a toca... Somente você e eu, meu querido SER.
Ajude-me a arrancar-la, já não a suporto, não suporto ver meus filhos derramarem lágrimas por minha dor, não suporto não saber explicar-lhes o porquê do meu estado... Nem tampouco ninguém sabe me dizer... Crêem que sou louca, não me compreendem, não a uso para sentir-me vítima.. Não suporto ver-me inútil!!!... Não me escondo...
No me abandone meu querido SER, não me prive de energias, e forças... Te necessito... Não me isole do mundo, não me tire a vontade de viver!!
Sabe que no mais profundo de mim está você, não fui eu... Ela apareceu, você a deixou entrar!! Não me perguntou, não me deu opção.... Apenas te peço... Não me deixe meu querido SER!! Sou eu... O corpo que Deus te deu!!!! Meu querido SER... VOCÊ e EU...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...