Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Clínica atende pacientes carentes com dor crônica

Olá pessoal...

Após longo período de ausencia no blogg, aqui estou novamente.
Uns probleminhas de ordem pessoal me fizeram ficar muito "deprê" e sem ânimo até para minhas caminhadas virtuais à procura de novidades para postar...
Hoje achei essa aqui... super interessante, merece ser copiada e divulgada.

Boa leitura !!!!!
Até a próxima...

Crédito:29/08/2011 | 15:59 | Fábio Carlucci
http://www.hnews.com.br/2011/08/clinica-atende-pacientes-carentes-com-dor-cronica/

Clínica atende pacientes carentes com dor crônica
Serviço inédito na rede publica de saúde atende pacientes com dor crônica em Maringá.O projeto é uma parceria entre Secretária de Saúde e a Liga Maringá Sem Dor

Sentir dor é uma das principais causas de visita ao consultório médico e isso afeta a qualidade de vida dos pacientes. Não há dados oficiais sobre a dor no Brasil, mas segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (Iasp), a incidência da dor crônica atinge até 40% da população mundial.Quem sofre com esse tipo de problema em Maringá pode contar com o atendimento da Clínica da Dor, inaugurada no dia 3 deste mês no Pronto Atendimento da Zona Norte no Jardim Alvorada.

Este tipo de serviço é inédito na rede pública de saúde e é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Liga Maringá Sem Dor e funcionará sempre às quartas-feiras das 15h as 18h e atende quatro pessoas por dia. Para ser atendido o paciente precisa ser encaminhado após passar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A iniciativa é coordenado pelo médico Orlando Colhado, da Sociedade Paranaense para o Estudo da Dor e professor adjunto da UEM, especialista em dor desde 1999. De acordo com ele as dores mais frequentes nos pacientes são a cefaléias (dor de cabeça) e lombalgia (região inferior das costas) e mais de 85% pacientes apresentam melhora depois de iniciado o tratamento.

Ele ainda lembra que a Liga Maringá Sem Dor é um projeto criado por alunos de medicina da UEM. Foram selecionados cerca de 60 estudantes que fazem o atendimento aos pacientes supervisionados por Colhado: “Nossa intenção é dar um atendimento de qualidade e proporcionar o conhecimento aos alunos de medicina”,diz.

A sociedade Paranaense Para o Estudo da Dor (SPrED) apoia o projeto, que além do atendimento especializado aos quadros de dores crônicas, pretende contribuir para melhor formação dos universitários.

Para a dona de casa Luzia Chagas, que já consultou vários médicos e sofre com dores de cabeça há anos, a clínica da dor é mais uma opção para tentar resolver seu problema: “Sinto uma dor muito forte as vezes é quase impossível de trabalhar e até dormir, fico mau humorada por causa disso e acaba afetando todo minha família.

O médico Orlando Colhado lembra que nunca se deve dizer para o paciente se acostumar em conviver com a dor: “É necessário que o médico aplique todo seu conhecimento para diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente.

“É um sonho antigo, me sinto gratificado por desenvolver um trabalho que contempla a questão social, atendendo pacientes carentes e que possibilite os alunos tenham condições de ajudar essas pessoas”, diz Colhado.

O que é crônica

A dor crônica é aquela que persiste por mais de três meses e até anos. Tipos comuns de dor crônica incluem: dor nas costas, dor de cabeça, artrite, dor decorrente de câncer, e dor neuropática (resultante de lesão nos nervos).

Segundo especialistas a primeira medida para o tratamento é identificar a fonte da dor. Hoje em dia os médicos usam uma escala que varia de zero a dez de acordo com o grau de intensidade da dor sentida pelo paciente: zero para nenhuma dor e dez para dor quase insuportável. Com isso é possível saber como o paciente está realmente se sentindo

Tipos mais comuns
• Lombalgias – região inferior das costas;
• Cefaléias – dor de cabeça;
• Lesões por Esforços Repetitivos (LER) – dor nos membros superiores;
• Dores musculares
• Hérnia de disco – coluna vertebral
• Enxaquecas
• Bursite – Inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações, ocorre nos ombros, cotovelos, quadris e joelhos;
• Dores abdominais
• Reumatismo – afeta articulações, músculos e esqueleto
• Dor torácica
• Torcicolos – distúrbio do pescoço caracterizado pelo enrijecimento dos músculos dessa região

Fonte: Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor

Tratamentos complementares:

• Fisioterapia: é usada para melhorar as estruturas que estão comprometidas;
• Acupuntura: com ela é possível estimular regiões e estruturas da pele com efeito antiinflamatório;
• Massagens: é bastante eficaz para o auxilio no alívio à sensação de dor, mas devem ter indicação médica;
• Psicologia: o tratamento é utilizado para controlar a ansiedade, o pânico e outras sensações e emoções, além disso também consegue auxiliar no alívio da dor.

Um comentário:

  1. Estou trazendo um produto dos estados unidos, que vai ajudar pessoas que tem qualquer tipo de dor, em qualquer parte do corpo.

    1 - tira a dor de qualquer parte do corpo em minutos (metade da população global sofre de algum tipo de dor);
    2 - acelera a absorção de nutrientes;
    3 - acelera o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento;
    4 - revitaliza as enzimas das células;
    5 - auxilia na melhora da fadiga mental e física;
    6 - antioxidante;
    7 - anti-inflamatório;
    8 - efeitos anti-cancerígenos;
    9 - aumento de energia física e mental;
    10 - auxilia na disfunção erétil;
    11 - aumenta a síntese de proteínas.

    Contato:
    Marco Antonio
    skype - marcowebempreendedor
    msn - soldadozero@hotmail.com
    tel - 11-9.95555301 vivo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...