Eu tenho fibromialgia!!!

EU TENHO FIBROMIALGIA!!!

Este blog é dedicado a tod@s que como eu sofrem de FM.
E para que as demais pessoas possam aprender e compreender o que se passa quando se tem FM.
Gostaria de dizer que nós (portadores da FM) temos uma alma viva... que dentro de nós ainda existe aquela pessoa que gosta de curtir a vida, que gosta de correr, dançar, ir a praia, trabalhar, namorar, viajar...
Mas existe um desanimo que nos domina logo quando acordamos.
E o medo de sentir dor nos limita.Com isso, nos sentimos impotentes para cuidar de nós mesmos. E então vem a depressão. E tudo vira uma bola de neve... dor - medo - impotência - depressão.
Mas quando estamos bem... realmente estamos bem... e sorrimos, cantamos, somos felizes.
Talvez por isso muitas pessoas não compreendam a Fibromialgia.

É isso... sei que não estou sozinha!!!
Ahhhh.... estou lá embaixo no rodapé !!!

domingo, 1 de julho de 2012

Positivismo é tudo!!!


Tenha uma atitude positiva!

Os nossos pensamentos e emoções não causam Fibromialgia, mas podem com certeza piorar alguns dos sintomas. Algumas atitudes podem ajudar o paciente com fibro a se sentir melhor.

1) Espere por dias piores: é importante aceitar que haverá dias que você se sentirá mais “para baixo” do que outros. Reconhecer este fato ajuda a manter a perspectiva das coisas, e facilita a que você se concentre em encurtar estes momentos o máximo possível.
2) Acompanhe as mudanças de humor e marque os momentos bons: faça uma tentativa consciente de prestar atenção quando estiver se sentindo bem, para lembrar deles nos momentos piores.
3) Faça uma lista das coisas que lhe dêem prazer, quando estiver se sentindo bem. Desta maneira, quando estiver em crise e for difícil lembrar-se de uma coisa que possa lhe distrair, essa lista poderá ajudar.
4) Mude a sua perspectiva das coisas, seja otimista – veja sempre o copo meio cheio, ao invés de menos vazio.
5) Não olhe para trás – “eu era capaz disso, eu fazia tudo isso” – pense nas coisas que você está apta a fazer agora, e como isso pode lhe dar prazer.
6) Não esqueça das coisas boas da vida, que trazem real valor, como amigos que lhe querem bem, as coisas que você gosta e pode fazer, as coisas que você conquistou, sejam grandes ou pequenas.
7) Lembre-se das coisas piores que poderiam ter acontecido a você. Sempre existe alguém em melhor situação e outros em pior estado que você. Lembre-se que a Fibromialgia não é uma doença terminal, e com o tratamento adequado você poderá melhorar muito sua qualidade de vida.
8) Mantenha suas esperanças – embora a Fibromialgia já existisse no passado, só recentemente (1990) ela foi realmente legitimada pela comunidade médica. Estamos numa situação muito melhor do que há vinte anos atrás, por exemplo. O conhecimento científico cresceu muito nos últimos 15 anos e só irá aumentar com o tempo, trazendo melhores tratamentos e quem sabe uma cura.
9) Ajude outros com o mesmo problema – poucas coisas são mais gratificantes do que pensar que você ainda tem muito a oferecer aos outros. Aquele “macete” que você aprendeu sozinha, e que lhe ajuda com a fibro – não guarde para você – passe adiante! Quem sabe, até organizar um grupo de pessoas com fibro, para a troca de idéias.
10) Você mais provavelmente terá que descansar mais tempo do que outras pessoas – ao invés de ficar pensando o que o seu corpo não pode fazer naquele momento, aproveite o tempo mentalmente. Planeje, sonhe, reze, pense sobre seus amigos e família, dê asas à imaginação.

Fonte: Eduardo S. Paiva
           Chefe do ambulatório de fibromialgia do Hospital de Clínicas, UFPR

2 comentários:

  1. olá lú
    quanto tempo como vç está?
    gostei desta postagem
    um abraço.



    eliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Eliete

      Você sempre presente, abrilhantando o blog.
      Eu estou bem, querida amiga, e vc?
      Que bom que gostou da postagem
      Beijo enorme
      COm carinho
      Luisa

      Excluir

Seu comentário é muito importante!
Muito obrigada...